terça-feira, 11 de março de 2014

1991 - O fim de uma potência

TÚNEL DO TEMPO: O fim da União Soviética
Maior rival dos Estados Unidos, primeiro estado comunista da história deixou de existir há 23 anos.

Parece que foi ontem, mas fazem 23 anos do fim do "Império do Mal", como diziam os norte-americanos. No dia 25 de dezembro de 1991, Mikhail Gorbatchev, renunciava ao seu cargo e declarava o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Deixava de existir o maior inimigo político dos Estados Unidos, e o país onde aconteceu o maior desastre nuclear da história. Foi em Chernobyl, na Ucrânia, que era república soviética ainda em 1986.

A repercussão foi grande no Brasil. O temido Plantão da Globo interrompeu o "sagrado" especial de fim de ano do Roberto Carlos para dar a notícia que chocaria o mundo e foi apresentado por Marcos Hummel, com participação do então repórter Pedro Bial.

Imagem histórica: bandeira da União Soviética é retirada do mastro do Kremlin pela última vez

Enquanto Bial discursava e falava sobre o acontecimento, foi mostrada uma imagem que entraria para a história. A bandeira vermelha com a foice e o martelo, sendo retirada do mastro do Kremlin pela última vez, imediatamente após o fim do discurso do ex-líder Mikhail Gorbatchev.

Pedro Bial entra ao vivo com Plantão da Globo para anunciar o fim da União Soviética (todos os direitos reservados: Rede Globo de Televisão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário